Manumanu’s Weblog

dezembro 9, 2008

O Estado utópico de Eldorado

Filed under: Uncategorized — manudltitoto @ 5:44 am
Tags: , ,

É fácil notar que muitos dos pensadores narram sobre um Estado utópico,  um Estado que deve servir de modelo à toda forma de agrupamento social. Platão discorre de seu Estado-modelo em “A República”,  Maquiavel fala disso no clássico “O Príncipe”, Thomas Morus em “Utopia”…Enfim qualquer modo de produção seja capitalista ou socialiste tem como idéia base o estado Funcional Perfeito. Porém, lendo “Cândido”, me deparei com o Estado ideal de acordo com Voltaire: Eldorado.

É um país inacessível, por ser localizado entre rios e montanhas altíssimas ( o que é sempre encontrado em Estados Utópicos: isolamento e baixa densidade demográfica).  Localizado no clima ameno da América do Sul e próximo ao Peru, Cândido chega lá com seu companheiro Cacambo. Logo de cara se depara com crianças brincando com rubis, ouro e esmeralda, mas tais preciosidades não possuiam valor algum por lá.

Eles descobrem que lá que tem uma religião, mas ela só se consiste em adorar um único Deus da sua própria forma. Ninguém pede nada a esse Deus, só agrdece. Não tem monges que de certa forma governam e queimam as pessoas (nota: esse livro foi escrito em 1758, onde o Catolicismo estava no auge na Europa e se utilizava da Inquisição para queimar os infiéis). Já é uma forma de inserção do estado laico por Voltaire, que criticava o catolicismo.

Tem uma crítica sutil e interessante crítica ao governo: quando os etsrangeiros chegam ao país param para comer numa hospedaria. Quando vão pagar pela comida que lhes foi servida os estaleiros riem da cara deles, e afirmam que a coomida que eles oferecem é paga pelo governo. A França daquela época que enchia o povo de impostos ultrajantes, que ia para as mãos dos monarcas.

Eldorado também não possuia Corte de Justiça ou Parlamento, nem mesmo prisão. Ali todos viviam em paz, não se pleiteava nada. Havia conciliação, o que é um exemplo a ser seguido pela nossa sociedade atual, que não consegue resolver nada em acordos pacíficos, levam tudo ao judiciário, afogam-o de processos e reclamas depois da lentidão judicial.

Logo após dessa obra “Cândido” de Voltaire,  precisamente 31 anos, houve a revolução Francesa. Interessante é que Cândido e seu companheiro ficaram pouco em Eldorado, pois: “-Se ficarmos aqui seremos como os outros; ao passo que se voltarmos ao nosso mundo com apenas doze carneiros carregados de pedregulhos de Eldorado (que eram rúbis e esmeraldas), seremos mais ricos que todos os reis juntos”. Nessa parte pra mim mostra o corrompimento da mente humana também, mostrando que eles não estavam satisfeitos em um mundo ideal, queriam ser melhores que os outros, se aproveitar disso. Se pegarmos tal passagem e aplicarmos por exemplo na Rússia socialista, explica Stálin perfeitamente, a meu ver. É um “romance-filosófico-político” que consegue se manter e explicar alguns padrões e comportamentos até hoje. por isso que é genial e é um clássico, que se lê em apenas um dia.

O Estado proposto por Voltaire (e por outros pensadores) são sim utópicos num mundo com a extensão de hoje, com as diferenças sócio-econômicas-religiosas-territoriais . Só que não é só pelo fato de ser um Estado inviável que não devemos nos inspirar neles de modo a descartá-los. Se tentarmos seguir um terço do que foi proposto imagine a dimensão da melhora! concordo com Platão quando ele afirmava que um Estado deveria ser governado por alguém com formação filosófica… Nós brasileiros somos governados por alguém com formação de…ãh…com formação?…que formação? ah nenhuma!!! beeemmm distante da proposta ideal não?

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: