Manumanu’s Weblog

dezembro 16, 2008

As férias e o tempo perdido

Filed under: Uncategorized — manudltitoto @ 1:43 am

As férias trazem consigo, mesmo sem perceber e sem pretensão alguma, uma sensação de nostalgia. Pode parecer pretensioso uma garota (ou mulher?)  de 20 e poucos anos, como eu, encher a boca pra falar de nostalgia. não é algo que supostamente só anciões  deveriam sentir? não é uma sensação exclusivamente reservada para mebros da terceira idade? Adiantada que sou sinto nostalgia sim. Fazer o quê?  Assim como já sinto a crise dos trinta mesmo estando mais perto dos 20.

Não consigo deixar de evitar lembranças de um tempo atrás onde todo dia era férias…Sim, porque quando se está no ensino fundamental ou mesmo no começo do ensino médio se vive num estado permanente de ociosidade despropositada. Não se pensa no futuro com receio, não há preocupação real, não há nem menção de plano a longo prazo…É simplesmente uma época em que nada em si tem muito sentido e ao mesmo tempo tem todo o sentido do mundo: o de aproveitar o momento.

Cehga a ser difícil lembrar o que fazia com tanto tempo nas mãos. O tempo vazava por entre os dedos, e a maior preocupação era “que vamos fazer fim de semana?”, “será que meus pais deixam eu ir?”, “Mandei um bilhetinho pra Lí e ela não me respondeu, será que ela tá chateada?”.

Parecia que havia uma maior igualdade entre todos, todo mundo estava no mesmo barco, pertencendo todos a um mesmo grupo. Atualmente vejo uma mudança entre as meninas mais novas. Minha prima me disse que na escola em que eu freqüentava agora não é mais obrigatório o uso de uniformes, então as meninas passaram a ir arrumadas e até maquiadas. Isso levou a uma diferenciação das chiquezinhas e das mais simples, que já começam desde cedo a se sentir excluídas, já começa a ser atribuído a elas papéis aos quais se encaixam e permanecem, coisa que podia ser diferente. Está tudo tão clichê :as mais arrumadas ficam com os meninos mais bonitinhos (que pelo visto hoje são arrumadérrimos e se preocupam com o visu). Tais meninos são todos metidos, menosprezam desde cedo classes mais baixas (como seus motoristas ou garçons), e as meninas da turma acham o máximo. Aí todo mundo planeja viagem pra Buenos Aires e meninos e meninas competem nas compras. Meio metro de altura de camisetinha polo com a gola levantada, um copo de uísque e meio tubo de gel no cabelo: não agüento! Quando vejo isso tenho vontade de chacoalhar tais meninos e falar: benhê se manca! Mas sei que sempre é culpa dos pais, criar filhos mimados cujo maior objetivo da vida é ser bon-vivant. Não costumava ser assim, lógico que tinha um pouco de tudo mas não da maneira exacerbada e explícita que tem hoje, chegou-se ao ridículo.

Prefiro ter crescido com uniformes feios a isso!!! Hoje tudo acontece mais cedo, se beija mais cedo, se bebe mais cedo, se preocupa mais cedo….  Na minha época (haha pareço velha de novo, mas tudo mudou muito rápido mesmo) homem foi sempre homem, menino que aparecesse com creminho era “zuado” (ai odeio essa palavra mas não achei equivalente pra usar aqui) até a morte.  Menina de nariz empinado antes era considerada chata, metida e insuportável, hoje  tal comportamento é considerado “status”. Crianças de 13 anos querem o celular mais top e olham a marca do carro dos pais dos amigos. Fiquei chocada ao me deparar com tal realidade que meninas mais novas me contam.

Foi uma mudança não sutil que aconteceu em questão de anos, que tanto eu como meus amigos pudemos perceber. Inversão de valores? Pais desnaturados? Pressão social? Tudo de certa forma contrbui como causa. Espero muito que isso mude.

But whatever, “tô” de férias e tenho tempo ocioso novamente pra pensar nessas coisas… prevejo muitas reflexões num futuro nada distante!

Anúncios

2 Comentários »

  1. Concordo! Eu também não poderia sentir nostalgia??? Claro que sim!
    Adorei seu blog!!!

    Comentário por Didi — dezembro 24, 2008 @ 2:28 am

  2. Que bom q vc gostou Didi!!!! acho que todo mundo tem o direito de sentir isso tbm! Bjão

    Comentário por manudellama — dezembro 24, 2008 @ 3:31 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: